sdfdfs

VIVA! Dia 5 de maio será para comemorarmos!

Sim! Dia 5 de maio, é o Dia Internacional da Língua Portuguesa, decretado pela 40a Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 2019.

Quinta língua mais falada no mundo, o idioma mais praticado do Hemisfério Sul, presente em quatro continentes e em nove países, a língua portuguesa constitui patrimônio comum, em permanente evolução, e o instrumento que alicerça a união de mais de 360 milhões de pessoas.

Sua riqueza em diferenças regionais e nacionais só a torna mais viva e, portanto, mais preciosa. Um "puto", em Portugal, quer dizer uma criança; e um "machimbombo", em Moçambique, é o mesmo do que um "autocarro" em Portugal ou um "ônibus" no Brasil. E assim vamos festejar entre "brodas", como se diz em Cabo Verde, ou entre "cambas", em Angola. Ou seja, entre "amigos", como se diz no Brasil e em Portugal.

Abram alas para o brado emocionante de Fernando Pessoa: "Minha Pátria é minha língua"!

Para comemorar esse dia de forma mais agradável, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Ancara, Turquia, escolheram quatro músicas que exaltam a riqueza de nosso bem comum.

Então fiquem prontos para cantar e celebrar minha gente! Avante gajos e raparigas! Nos encontramos aqui no dia 5 de maio!

  • Partilhe