Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.

 

Informações Importantes

COVID-19

15.06.2021

Mantendo-se ainda a obrigatoriedade de apresentação de teste para qualquer passageiro com mais de 24 meses de idade, para além de teste RT-PCR realizado nas 72 horas anteriores ao embarque, é agora também aceite a apresentação de teste rápido de antigénio (TRAg), realizado nas 24 horas anteriores ao embarque. Apenas serão admitidos os TRAg que constem da lista comum de testes rápidos de antigénio para despiste da doença COVID-19 no espaço comunitário, acordada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia, disponíveis no seguinte endereço: 

https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness_response/docs/covid-19_rat_common-list_en.pdf.

Os passageiros que embarquem com comprovativo de realização de TRAg que não cumpra os requisitos acima descritos, devem realizar novo teste RT-PCR ou novo TRAg à chegada, antes de entrar em território continental, a expensas próprias, devendo aguardar em local próprio, nom interior do aeroporto, até à notificação do resultado. 

03.06.2021

Foram anunciadas novas regras para a entrada na Turquia, com efeito a partir do dia 1 de junho de 2021:

  • Passageiros vindos do Afeganistão, África do Sul, Bangladeche, Brasil, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka ou que tenham estado nestes países nos últimos 14 dias só poderão entrar em território turco contra a apresentação de um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem, sendo ainda sujeitos a uma quarentena de 14 dias em locais previamente designados pelas autoridades turcas. Findo o período de quarentena, terão de realizar novo teste PCR que, caso seja positivo, determinará cumprimento de período de isolamento adicional de 14 dias que só terminará com a realização de um teste PCR negativo no último dia.
  • Passageiros vindos do Egipto, Irão, Reino Unido e Singapura terão de apresentar teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem.
  • Todos os restantes passageiros, vindos de países que não os mencionados acima, munidos de documento emitido pelas competentes autoridades, comprovando que foram vacinados nos últimos 14 dias ou tenham tido COVID-19 nos últimos 6 meses, estarão isentos de apresentação de teste PCR negativo. Na eventualidade de não possuírem os referidos documentos, terão então de apresentar teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem ou teste rápido antigénio negativo realizado até 48 horas antes da entrada na Turquia.
  • Com exceção dos passageiros vindos dos países referidos no primeiro ponto, todos os passageiros estarão ainda sujeitos a testes aleatórios que, em caso de resultado positivo, serão seguidos das medidas de contenção acima descritas e determinadas pelas autoridades sanitárias turcas.
  • Os passageiros que tiverem tido contacto com pessoas com testes positivos, serão sujeitos a uma quarentena de 14 dias em locais por si designados e que poderá terminar em caso de teste PCR negativo realizado no décimo dia desse período.
  • Para os passageiros infetados com a variante B.1.617 (estirpe indiana), o período de quarentena terminará obrigatoriamente com um teste PCR negativo realizado no 14.º dia.
  • Tripulações de aeronaves e navios e condutores de camiões TIR estão isentos destas restrições de entrada na Turquia.

22.04.2021

A partir do próximo dia 26 de abril, passará a ser solicitada a apresentação de código HES a todos os utentes, para aceder às instalações da Embaixada.

12.03.2021

A partir do dia 15 de março de 2021 todos os passageiros, independentemente da nacionalidade, que pretendam entrar na Turquia deverão até 72 horas antes da realização da viagem preencher um formulário de inscrição eletrónico, acessível na ligação https://register.health.gov.tr/. Após o seu preenchimento, será automaticamente atribuído ao passageiro um código HES, necessário na Turquia para estadias, viagens e entrada em alguns edifícios.

Caso não tenha preenchido o formulário online, ser-lhe-á pedido que o preencha no balcão antes do voo.

03.02.2021

Destinado aos portugueses que pretendam deslocar-se ao estrangeiro, o folheto disponível no endereço abaixo informa sobre os cuidados que deve ter na preparação da viagem e fornece recomendações para a sua deslocação: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/GADG/Flyer_Viagens_ao_estrangeiro_02.02.2021.pdf

29.01.2021

Foi publicado o Despacho nº 1125-D/2021, que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal. Poderá consultar no endereço abaixo indicado, a informação mais atualizada sobre "Deslocações a Portugal no quadro Covid-19: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/GADG/images/GADG/Viajar_para_Portugal__Vers%C3%A3o_27_28.01.2021.pdf

Recomenda-se também a leitura atenta das Perguntas Frequentes (FAQ's) sobre as viagens para Portugal.

Mais se informa que, atendendo ao agravamento da situação epidemiológica em todo o mundo, o Governo português desaconselha os cidadãos portugueses a realizar viagens ao estrangeiro, exceto as estritamente essenciais, nomeadamente por razões profissionais.

29.12.2020

Os passageiros que tenham estado nos últimos dez dias na Dinamarca, Reino Unido ou República da África do Sul e cheguem à Turquia depois de apresentar um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à entrada no país, serão sujeitos a quarentena em morada por si designada. Na eventualidade de não possuírem uma morada designada, serão colocados nos locais indicados pelas autoridades médicas turcas. Um teste PCR será efetuado no 7.⁰ dia dessa quarentena. Caso o resultado do teste seja positivo, o passageiro deverá sujeitar-se aos tratamentos indicados pelo Ministério da Saúde da Turquia.

25.12.2020

A partir do dia 28 de dezembro só é permitida a entrada na Turquia, por via aérea, terrestre ou marítima, aos passageiros que apresentem comprovativo de realização de teste PCR, com resultado negativo, efetuado nas 72 horas anteriores à entrada em território turco. Caso contrário, o embarque não será permitido.

Passageiros que não apresentem o comprovatido de teste negativo às autoridades turcas, deverão proceder a isolamento profilático em morada por si designada. Caso não possuam uma morada previamente designada, a quarentena será realizada em local indicado pelas autoridades médicas turcas. Um teste PCR será efetuado no 7.⁰ dia da quarentena. Caso o resultado do teste seja positivo, o passageiro deverá sujeitar-se aos tratamentos indicados pelo Ministério da Saúde da Turquia.

Estas medidas estarão em vigor até 1 de março de 2021.

31.08.2020

Novo Despacho que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal

Foi publicado, no passado dia 31 de agosto, o Despacho n.º 8391-A/2020, que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal. O documento mantém em vigor as medidas já anteriormente aplicáveis e estabelece a obrigatoriedade de apresentação, antes do embarque, de comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio de infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento de embarque.

11.05.2020

Pandemia da COVID-19: Processamento de pedidos de visto Schengen - Serviços mínimos

06.04.2020

Mensagem à Comunidade Portuguesa Residente na Turquia

01.02.2020

visas

Dada a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2019/1155, de 20 de junho de 2019, que altera o Código Comunitário de Vistos, serão cobradas novas taxas aquando da apresentação de pedidos de visto Schengen, conforme valores abaixo indicados:

  • Taxa normal: 80 EUR
  • Taxa reduzida (crianças dos 6 aos 12 anos): 40 EUR

Mais se informa que os valores acima referidos serão cobrados a todos os pedidos de visto Schengen apresentados a partir de 3 de fevereiro 2020.

 
Mais informação sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Mais notíciasNotícias

Avrupanın Şarkısı Poster min

 

A companhia de teatro GalataPerform, com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P., promove no próximo dia 19 de junho uma ofícina de trabalho com Jacinto Lucas Pires, à qual se seguirá, no dia 20, a leitura encenada da peça “Canto da Europa” do reputado escritor português.

A obra, traduzida para a língua turca, será posteriormente publicada em formato e-book.  

A atividade decorrerá online no espaço virtual YeniPerform – teatro e biblioteca.

Para mais informações, consulte https://yeniperform.com/

Foram atualizados os Conselhos aos Viajantes para o Azerbaijão, disponíveis para consulta no endereço abaixo indicado:

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/europa/azerbaijao

 

 

Foi feita uma atualização dos Conselhos aos Viajantes, no âmbito do Europeu de Futebol de 2020. 

Todos os jogos disputados no campeonato EURO 2020 contarão com espectadores nos estádios e no Estádio Olímpico de Baku a capacidade máxima será de 50%.

Realizar-se-ão em Baku três encontros do Grupo A – País de Gales vs. Suíça, Turquia vs. País de Gales, Suíça vs. Turquia e um encontro dos quartos de final.

O Azerbaijão terá procedimentos especiais para viajantes estrangeiros que queiram assistir ao vivo aos jogos EURO 202,0 sendo necessário proceder à requisição prévia de vistos que poderá ser efetuada até 5 de julho de 2021.

Apenas nacionais dos seguintes países ou estrangeiros aí legalmente residentes poderão obter um visto para assistir aos jogos:

   - Turquia;

   - Suíça;

   - Reino Unido;

   - Países participantes nos quartos de final.

Para a obtenção do visto será necessário pelo menos um dos seguintes documentos:

   - Carta de Convite Oficial do Comité de Organização ou da Associação de Federações de Futebol do Azerbaijão (AFFA);

   - Cartão de acreditação ou outro documento da União de Associações Europeias de Futebol (UEFA);

   - Bilhete válido para um dos jogos.

No aeroporto será necessária a apresentação de teste PCR negativo realizado, no máximo, 48 horas antes da partida.

Para entrar no Estádio Olímpico de Baku não será necessária apresentação de teste PCR e os portadores de bilhetes para os jogos poderão ficar isentos do período de quarentena se apresentarem prova de um teste PCR negativo realizado recentemente (ainda não foi especificado o período de tempo pelas autoridades do Azerbaijão).

Portugal National Day 2021 Program page 0001

Portugal National Day 2021 Program page 0002Portugal National Day 2021 Program page 0003

A Embaixada de Portugal em Ankara tem a honra de convidar todos a celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e Dia das Forças Armadas, no próximo dia 10 de Junho, acompanhando a programa da comemoração na página da rede social Instagram @be_portugal.

O programa terá inicio pelas 12.00 (hora turca), com os hinos da República Portuguesa e da República da Turquia, e incluirá um recital de piano da responsabilidade de António Oliveira. O pianista português apresentará obras de António Fragoso, Berta Alves de Sousa, Chopin e Liszt. Será também exibido um vídeo preparado pelo Estado-Maior General das Forças Armadas demonstrativo do amplo trabalho desenvolvido pela Marinha, Exército e Força Aérea portuguesas.

Informa-se estarem abertas as candidaturas aos seguintes programas de Bolsas de Estudo:
- Cursos Anuais;
- Cursos de Verão;
- Programa Vieira;
- Programa Pessoa.

A informação completa pode ser consultada em https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua

"Today, on World Press Freedom Day and the 30th anniversary of the adoption of the Windhoek Declaration, we celebrate the fundamental principles of media freedom and stand together for its protection around the world.

The Windhoek Declaration is a historic call for media freedom. It upholds this freedom as a crucial component of the right to freedom of expression, as enshrined by Article 19 of the Universal Declaration of Human Rights, and underlines that an independent, pluralistic and free press is essential to the development and maintenance of democracy and to economic development.

A free media, both online and offline, is essential to upholding freedom of expression as a human right. Access to reliable and independent information is paramount, as exemplified by the dissemination of information during the COVID-19 pandemic. We need journalists to report the facts, keep us informed and to hold those in power to account.

While we have witnessed important progress regarding media freedom in the past 30 years, many of the old threats to media freedom persist and new challenges are appearing. The safety of journalists is declining worldwide.

Journalists and media workers increasingly face physical and verbal violence, threats and intimidation, lawsuits and imprisonment with the aim of silencing them. Online harassment against women journalists has increased exponentially. The repeated use of anti-media rhetoric by some politicians and government leaders is eroding media freedom and is putting individual journalists at risk.

To counter threats to media freedom, a global effort is needed to take urgent action. If violence against journalists triumphs, media cannot be free and democracy cannot function.

We urge all states to promote and protect media freedom at home and abroad, offline and online, and call upon all states to release all arbitrarily detained journalists and to prosecute all perpetrators of crimes against journalists.

The Media Freedom Coalition strongly reaffirms its continued support for media freedom around the world. Without media freedom, there can be no true progress in human rights, democracy and prosperity.

Signatories:

Afghanistan, Argentina, Australia, Austria, Belize, Botswana, Bulgaria, Canada, Chile, Costa Rica, Croatia, Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Ghana, Greece, Honduras, Iceland, Italy, Japan, Kosovo, Latvia, Lebanon, Lithuania, Luxembourg, Maldives, Montenegro, New Zealand, North Macedonia, Portugal, Serbia, Seychelles, Slovakia, Slovenia, South Korea, Spain, Sudan, Switzerland, Ukraine, The Netherlands, The United Kingdom, The United States, Uruguay."

sdfdfs

VIVA! Dia 5 de maio será para comemorarmos!

Sim! Dia 5 de maio, é o Dia Internacional da Língua Portuguesa, decretado pela 40a Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 2019.

Quinta língua mais falada no mundo, o idioma mais praticado do Hemisfério Sul, presente em quatro continentes e em nove países, a língua portuguesa constitui patrimônio comum, em permanente evolução, e o instrumento que alicerça a união de mais de 360 milhões de pessoas.

Sua riqueza em diferenças regionais e nacionais só a torna mais viva e, portanto, mais preciosa. Um "puto", em Portugal, quer dizer uma criança; e um "machimbombo", em Moçambique, é o mesmo do que um "autocarro" em Portugal ou um "ônibus" no Brasil. E assim vamos festejar entre "brodas", como se diz em Cabo Verde, ou entre "cambas", em Angola. Ou seja, entre "amigos", como se diz no Brasil e em Portugal.

Abram alas para o brado emocionante de Fernando Pessoa: "Minha Pátria é minha língua"!

Para comemorar esse dia de forma mais agradável, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Ancara, Turquia, escolheram quatro músicas que exaltam a riqueza de nosso bem comum.

Então fiquem prontos para cantar e celebrar minha gente! Avante gajos e raparigas! Nos encontramos aqui no dia 5 de maio!

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya

06700 Ankara 

 

Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29

Ext. 17/Ext. 23/Ext. 25/Ext. 31

Fax: (+90) 312 437 38 44


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

logo oceanos

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia