Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.

 

Informações Importantes

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

25.11.2021Foto

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é celebrado hoje, dia 25 de novembro.

A Embaixada de Portugal em Ancara e o Governo português assinalam a importância desta data, enquanto momento de reflexão e respeito pelo sofrimento das vítimas e, sobretudo, ocasião para um renovado empenho nos esforços de combate a este flagelo, designadamente no que respeita ao tratamento judicial destes casos.

Portugal reitera o compromisso para com a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, apelando a uma mobilização cívica através da consciencialização para a prevenção e apoio às vítimas, designadamente através de campanhas como “#PortugalContraAViolência”, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em colaboração com várias organizações ativas no combate à violência contra as mulheres.

Manifestamos também o apoio à iniciativa anual da ONU, designada por  “Unite to End Violence Against Women”, em 2021 subordinada ao lema “Orange the World: end violence against women now”.

Recorda-se ainda que o Fundo das Nações Unidas de combate à violência contra as Mulheres pretende receber donativos de modo a financiar bolsas, apoios e iniciativas de fortalecimento da sociedade civil e movimentos que lutam pelos direitos das mulheres. Junte-se a este desafio em https://untf.unwomen.org/en/news-and-events/stories/2021/09/give25foruntf25-challenge

 

Votação no estrangeiro para a Assembleia da República

 23.11.2021

Se for residente na Turquia, deverá verificar e, caso seja necessário, atualizar a morada associada ao seu Cartão de Cidadão (CC), o que poderá fazer presencialmente junto da Embaixada de Portugal em Ancara ou online na ligação https://eportugal.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao (utilizando para o efeito Chave Móvel Digital ou o CC mais o respetivo PIN). Para que produza efeitos no recenseamento, a atualização da morada deverá ser realizada atá ao 60.º dia anterior à data da eleição ou até ao dia da publicação do Decreto Presidencial de marcação da eleição, se este for posterior.

Em www.eueleitor.mai.gov.pt poderá obter a chave móvel digital associada ao seu CC e consultar a morada. Tenha em atenção que a alteração da morada efetuada presencialmente junto da Embaixada produz efeitos imediatos ao contrário da confirmação online cujos efeitos dependem de confirmação pelo titular do CC mediante receção da carta com os respetivos códigos na morada atual.

Caso o seu CC já tenha caducado há mais de 24 anos, a sua inscrição no recenseamento eleitoral estará inativa, podendo no entanto ser reativada com a revalidação ou obtenção de um novo CC ou ainda inscrição voluntário no recenseamento.

Se for ainda detentor de um Bilhete de Identidade com morada no estrangeiro, poderá verificar o seu local de recenseamento junto da Embaixada de Portugal em Ancara ou através de consulta na ligação www.recenseamento.mai.gov.pt. Poderá inscrever-se junto da Embaixada da sua área de residência até ao 60.º anterior à eleição ou até ao dia da publicação do Decreto Presidencial de marcação da eleição, se este for posterior.

Para mais informações, pode consultar aqui o ABC do Eleitor no Estrangeiro.

Eleições antecipadas para a Assembleia da República

04.11.2021

Nos termos da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro poderão optar entre  votar presencialmente ou por via postal nas eleições para a Assembleia da República.

A opção entre o voto presencial ou por via postal por parte dos eleitores residentes no estrangeiro deverá ser realizada junto da Embaixada de Portugal em Ancara até à data da marcação da eleição (publicação em Diário da República).

Caso este direito não seja exercido até à data acima mencionada, o voto só poderá ser efetuado por correspondência.

COVID-19

16.09.2021

1. Os passageiros portugueses que não venham de qualquer um dos países mencionados no n.º2, poderão entrar na Turquia se possuirem Certificado Digital COVID da UE provando vacinação completa com duas doses ou com uma dose (Johnson & Johnson), desde que a última dose tenha sido administrada pelo menos nos últimos 14 dias anteriores à viagem.

Caso não possuam Certificado Digital COVID da UE, poderão entrar na Turquia se fizerem prova de recuperação da COVID-19 realizada nos últimos seis meses anteriores à viagem a contar do 28.º dia após o primeiro teste PCR positivo.

Se não provarem qualquer uma das situações anteriores, só poderão entrar na Turquia ou com teste RT-PCR realizado nas 72 horas anteriores ao embarque ou, em alternativa, com teste rápido de antigénio (TRAg) realizado nas 48 horas anteriores ao embarque, sendo apenas admitidos os TRAg que constem da lista comum de TRAg’s para despiste da COVID-19 no espaço europeu, acordada pelo Comité de Segurança da Saúde da UE e que pode ser consultada no endereço https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness_response/docs/covid-19_rat_common-list_en.pdf .

Passageiros que embarquem com comprovativo de realização de TRAg que não cumpra os requisitos acima descritos, devem realizar novo teste RT-PCR ou novo TRAg à chegada, antes de entrar em território turco, a expensas próprias, devendo aguardar em local próprio, no interior do aeroporto, até à notificação do resultado.

2. Foram ainda anunciadas novas regras para a entrada na Turquia para os seguintes casos:
- Passageiros vindos do Bangladeche, Índia e Paquistão ou que ali tenham permanecido nos últimos 14 dias terão de apresentar teste PCR realizado nas 72 horas anteriores à viagem, sendo isentos de quarentena se fizerem prova de vacinação completa com duas doses ou com uma dose (Johnson & Johnson), desde que a última dose tenha sido administrada pelo menos nos últimos 14 dias anteriores à viagem.
- Passageiros vindos do Afeganistão ou que ali tenham permanecido nos últimos 14 dias terão de apresentar teste PCR realizado nas 72 horas anteriores à viagem sendo ainda sujeitos a um período de quarentena de 10 dias que poderá terminar no 7.º dia caso seja realizado teste PCR negativo.
- Os passageiros que cheguem do Egito, Irão, Reino Unido e Singapura terão de apresentar um teste PCR realizado nas 72 horas anteriores.

3. Todos os passageiros independentemente da origem estão sujeitos a testes aleatórios que, em caso de resultado positivo, serão seguidos de quarentena de acordo com as determinações das autoridades sanitárias turcas.

4. Os passageiros que tenham estado em contacto com pessoas que testaram positivo para a COVID-19, estarão sujeitos a quarentena de 14 dias em locais por si designados ou indicados pelas autoridades turcas e que poderá terminar ao 10.º dia após a realização de teste PCR negativo. No caso de serem infetados com a variante B.1.617 (estirpe indiana), o período de quarentena só terminará com a realização de um teste PCR negativo realizado no 14.º dia.

5. Tripulações de aeronaves e navios e condutores de camiões TIR estão isentos destas restrições de entrada na Turquia.

Abertura de Livro de Condolências pela morte do antigo Presidente da República de Portugal, Dr. Jorge Sampaio

 

homenagem jorge sampaio 1

 

A Embaixada de Portugal em Ancara informa que, em virtude da morte do antigo Presidente da República de Portugal, Dr. Jorge Sampaio, se encontrará aberto Livro de Condolências nas instalações da Embaixada das 10h00 às 13h00 de sábado e domingo e das 09h00 às 17h00 de segunda-feira.

22.04.2021

A partir do próximo dia 26 de abril, passará a ser solicitada a apresentação de código HES a todos os utentes, para aceder às instalações da Embaixada.

12.03.2021

A partir do dia 15 de março de 2021 todos os passageiros, independentemente da nacionalidade, que pretendam entrar na Turquia deverão até 72 horas antes da realização da viagem preencher um formulário de inscrição eletrónico, acessível na ligação https://register.health.gov.tr/. Após o seu preenchimento, será automaticamente atribuído ao passageiro um código HES, necessário na Turquia para estadias, viagens e entrada em alguns edifícios.

Caso não tenha preenchido o formulário online, ser-lhe-á pedido que o preencha no balcão antes do voo.

03.02.2021

Destinado aos portugueses que pretendam deslocar-se ao estrangeiro, o folheto disponível no endereço abaixo informa sobre os cuidados que deve ter na preparação da viagem e fornece recomendações para a sua deslocação: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/GADG/Flyer_Viagens_ao_estrangeiro_02.02.2021.pdf

29.01.2021

Foi publicado o Despacho nº 1125-D/2021, que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal. Poderá consultar no endereço abaixo indicado, a informação mais atualizada sobre "Deslocações a Portugal no quadro Covid-19: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/GADG/images/GADG/Viajar_para_Portugal__Vers%C3%A3o_27_28.01.2021.pdf

Recomenda-se também a leitura atenta das Perguntas Frequentes (FAQ's) sobre as viagens para Portugal.

Mais se informa que, atendendo ao agravamento da situação epidemiológica em todo o mundo, o Governo português desaconselha os cidadãos portugueses a realizar viagens ao estrangeiro, exceto as estritamente essenciais, nomeadamente por razões profissionais.

31.08.2020

Novo Despacho que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal

Foi publicado, no passado dia 31 de agosto, o Despacho n.º 8391-A/2020, que prorroga as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal. O documento mantém em vigor as medidas já anteriormente aplicáveis e estabelece a obrigatoriedade de apresentação, antes do embarque, de comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio de infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento de embarque.

11.05.2020

Pandemia da COVID-19: Processamento de pedidos de visto Schengen - Serviços mínimos

06.04.2020

Mensagem à Comunidade Portuguesa Residente na Turquia

01.02.2020

visas

Dada a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2019/1155, de 20 de junho de 2019, que altera o Código Comunitário de Vistos, serão cobradas novas taxas aquando da apresentação de pedidos de visto Schengen, conforme valores abaixo indicados:

  • Taxa normal: 80 EUR
  • Taxa reduzida (crianças dos 6 aos 12 anos): 40 EUR

Mais se informa que os valores acima referidos serão cobrados a todos os pedidos de visto Schengen apresentados a partir de 3 de fevereiro 2020.

 
Mais informação sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Mais notíciasNotícias

Por ocasião do 25º aniversário do Processo de Barcelona, os Ministros dos Negócios Estrangeiros da UpM ("União para o Mediterrâneo") acordaram celebrar no próximo dia 28 de novembro, o "Dia do Mediterrâneo".

Deste modo, Portugal associa-se a estas celebrações através de um conjunto de atividades, descritas abaixo. Para mais informações, poderão consultar a seguinte página da "União para o Mediterrâneo", acessível em: https://ufmsecretariat.org/fr/

 Imagem1Imagem2 min compressed

poster camane

 

O fadista português Camané – cuja qualidade inquestionável o coloca entre os mais importantes nomes da canção nacional – voltará a apresentar-se na Turquia, em Istambul, no dia 17 de novembro, pelas 20.00, numa das salas mais importantes da cidade, a Cemal Resit Rey Concert Hall.

É o regresso ao país deste artista, um concerto aguardado com espetativa pelo público turco que, como é bem sabido, tem um carinho especial pelo Fado.

A Embaixada de Portugal e o Camões I.P. associam-se a este espetáculo como parceiros para a divulgação.

Para mais informações, consulte https://www.biletix.com/etkinlik/0CR30/ISTANBUL/tr

cartaz versão final BR FPPhilosophy Turkey 2021 IG

 

Com o apoio da Embaixada de Portugal na Turquia, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e da Universidade de Ancara, o Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Ancara (LAMER) receberá no próximo dia 3 de dezembro o seminário “Fernando Pessoa and Philosophy: Countless lives inhabit us”.

O seminário, que integra o trabalho do Subdepartamento de Estudos Portugueses/Leitorado Camões I.P. local,  consistirá na apresentação de duas palestras, da responsabilidade do Dr. Antonio Cardiello e do Dr. Bartholomew Ryan – ambos especialistas na obra Pessoana e membros do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA), seguidas de um momento de perguntas e respostas aberto ao público em assitência.

A primeira sessão terá lugar pelas 10.00 locais, a segunda pelas 14.00. A língua das comunicações será o inglês.

Em virtude da situação pandémica, a participação física neste seminário, cuja participação confere um certificado, é limitada a 20 inscrições. Por favor faça a sua inscrição enviando um email para o LAMER, para o endereço jribeiro@ankara.edu.tr.

6 KASIM

Com o apoio da Embaixada de Portugal na Turquia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., o público turco terá a oportunidade de assistir à apresentação ao vivo de um recital Piano e Flauta, que junta o virtuosismo de Sefika Kultuer, uma das mais importantes flautistas da música erudita internacional, à apurada técnica do pianista português António Oliveira.

O espetáculo subrirá ao palco nas cidades de Ankara e Istambul, nos dias 6 e 8 de novembro, respetivamente.

Em Ankara, o concerto terá lugar na sala “Mavi” do espaço CSO ADA (Orquestra Sinfónica Presidencial), no dia 6 de novembro, às 19.30 (hora local).

Para mais informações sobre este concerto e sobre a apresentação em Istambul, por favor consulte: http://www.sefikakutluerfest.com

TTWCMami2

 

Com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Turquia, a companhia de dança contemporânea portuguesa EIRA, em cooperação com a companhia de dança turca Çiplak Ayaklar, apresentam o espetáculo “The things we carry”, em duas sessões nos dias 17 e 30 de outubro.

O espetáculo subirá ao palco 100% Studio do espaço Zorlu PSM, na cidade de Istambul

“The things we carry” é uma produção de Francisco Camacho e conta com a interpretação de Leyla Postalcioglu, Mihran Tomasyan e Berke Can Ozcan.

Para mais informações, consulte:

https://www.zorlupsm.com/tr/etkinlik/tasidiklarimiz

AnaSalazar RadioBiennial Keyvisual 1

 

No dia 11 do outubro tem início a participação portuguesa na 17ª Bienal de Istambul, que conta com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e da Embaixada de Portugal na Turquia.

O certame, que em 2021 inclui uma série de atividades virtuais e que se prolongará durante 2022 com manifestações físicas na cidade de Istambul, é um dos mais importantes do género no panorama global da arte.

O primeiro “evento português” desta edição da Bienal é já no dia 11 de outubro, com a participação da curadora, escritora e pianista portuguesa Ana Sophie Salazar, que estará à conversa com Mohammad Golabi na Rádio Bienal.

A emissão começará pelas 15.30 (hora local).

Mais informações disponiveis em https://bienal.iksv.org/tr.

mariza concert

 

Mariza, uma das mais importantes cantoras portuguesas da atualide, regressa a Istambul no dia 19 de dezembro, para um concerto, que terá início às 21.00 horas, cio na Sala Turkcell do espaço PSM Zorlu Center.

Mariza, apresentará o seu Fado ao público turco, que tanto a aprecia, com destaque para o seu mais recente trabalho, 8º albúm de estúdio, “Mariza canta Amália”. Com este disco, lançado em 2020, Mariza marcou os seus 20 anos de carreira com uma homenagem à maior diva do Fado, Amália Rodrigues, assinalando os 100 anos do seu nascimento.

A Embaixada de Portugal e o Camões I.P. associam-se a este espetáculo como parceiros para a divulgação.

Para saber mais e adquirir entradas, consulte: https://www.passo.com.tr/tr/etkinlik/mariza-konser-bileti-zorlupsm-passo/2180322

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya

06700 Ankara 

 

Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29

Ext. 17/Ext. 23/Ext. 25/Ext. 31

Fax: (+90) 312 437 38 44


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

logo oceanos

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia

                                                                     

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://player.vimeo.com/video/386193973/?dnt=1 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/BjFmiOhfRiE?feature=player_embedded para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/qt-T6Zbry98 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.